DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

Cerca de 16.000 raios são registrados no Ceará

quarta-feira, 28 de março de 2012


Além disso, a companhia oferece orientações com cuidados dentro e fora de casa durante tempestades

Através do Sistema de Monitoramento de Raios, a Coelce registrou, aproximadamente, 16.000 descargas atmosféricas de janeiro até hoje (28). Neste período, a cidade de Granja foi a que registrou a maior quantidade de raios, com 1.486 durante o ano, em seguida as maiores incidências foram nas cidades de Viçosa do Ceará, com 589 raios, e Camocim, com 409. A capital cearense contou apenas com 4 raios, desde o início do ano.

Em 2011, foram registradas 65.344 descargas atmosféricas e em 2010 cerca de 45.000, sendo as áreas mais atingidas as regiões Norte e Sul do Estado.

A Coelce monitora as descargas atmosféricas no Ceará com a finalidade de identificar o local de queda de raio na rede elétrica, prever tempestades e consequentemente minimizar o tempo de atendimento. O sistema identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas. O sistema é fruto de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da Coelce, desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, com investimentos totais de R$ 615 mil. Todo o projeto foi financiado pela Coelce, com participação técnica dos engenheiros da empresa e realização de pesquisas de estudiosos da USP e da Uece.

Cuidados dentro de casa durante tempestade:

• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, torneiras, cabos de aterramentos etc;
• Evitar ligar equipamentos elétricos e eletrônicos;
• Quando possível, desconectar das tomadas aparelhos elétricos e eletrônicos;
• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

• Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, portões metálicos, tubos metálicos, cabos de aterramento e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças, veículos;
• Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.

Gerência de Comunicação Coelce
gercom@coelce.com.br
(85) 3453.4045/3453.4883


Mais Notícias
  • ARCE 0800 727 0167       ANEEL 167