EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Mães recebem 1.200 geladeiras em maio

quarta-feira, 5 de maio de 2010


Para participar do sorteio, o cliente deve ser baixa renda, ter a conta de energia em dia e uma geladeira velha para, caso seja sorteado, trocar pela nova

Anuncio_Dia_Mae_GeladeiraMês das mães e da eficiência energética. É com essa idéia que a Coelce estará realizando, durante todo o mês de maio, o sorteio de 1.200 geladeiras para presentear as mães. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética Coelce/Aneel, que já entregou, desde 2007, aproximadamente 27.000 geladeiras em 65 municípios do Ceará.

Nesta edição especial, em homenagem ao dia das mães, a Coelce passará pelos bairros Carlito Pamplona, Montese, Aldeota, Praia do Futuro, Barroso I, Messejana, Rosalina e pelo município de Pacatuba, no Conjunto Jereissati I. Além dos sorteios, no próximo dia 16, haverá uma carreata percorrendo vários bairros com destino à Praça 31 de Março, na Praia do Futuro, onde haverá um evento para a entrega de 300 geladeiras das comunidades do Campo do América e da Praça 31 de Março.

Além do sorteio das geladeiras, a distribuidora de energia também levará às comunidades a Carreta Escola Caminhos Eficientes, que realiza um trabalho educativo, desde a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, como também divulga dicas de economia de energia e explica a chegada da energia até nossas casas.

Uma vez trocando a geladeira velha por uma nova, o cliente estará pagando menos na conta de energia e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Todo o material retirado do refrigerador será reciclado, como: fluidos refrigerantes, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.

Economia e Meio Ambiente

Nada melhor que unir responsabilidade social à eficiência energética. Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma geladeira velha em famílias de baixa renda. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês.

As geladeiras do programa têm selo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica. As especificadas com tipo "B", "C" e "D", apesar de serem mais baratas, causam impacto ambiental muito grande, uma vez que, quanto maior for o consumo, maiores serão os danos à natureza. Elas são mais baratas por não terem tecnologia aplicada para otimização da energia.

Os aparelhos velhos irão para a reciclagem. Deles, serão retirados gás clorofluorcarboneto (CFC), nocivo à camada de ozônio, e resíduos, como borrachas, fibras e metais. É importante lembrar que o gás não será liberado ao ar livre, pois passa por um processo de renovação para a retirada de impurezas e, depois, voltar ao mercado a fim de ser reutilizado em outros aparelhos. As novas geladeiras possuem hidrocarboneto (HC) em vez de CFC, um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, que protege a população dos raios ultravioleta. A decomposição desse gás poluente é difícil e pode durar até 150 anos.

Necessariamente, a produção de energia demanda exploração de recursos naturais e emissão de rejeitos no meio ambiente. Quanto mais energia gasta, portanto, maiores serão os impactos e, assim, mais danos à natureza.



Dicas de economia de energia com sua geladeira

•    Substitua o "abre-fecha" da geladeira por uma garrafa térmica.
Compre recipientes de 2 a 5 litros e os abasteça de água gelada e muito gelo pela manhã. Assim, você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d'água.

•    Quando for cozinhar, retire todos os ingredientes de uma vez só

•    Mude a geladeira de lugar
Se colocada próxima ao fogão, a geladeira utiliza muito mais energia, porque precisa compensar o ganho de temperatura. É ideal mantê-la afastada pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Pelo mesmo motivo, jamais se deve colocar roupas e tênis para secar atrás do aparelho.

•    Descongelar a geladeira periodicamente
O degelo é essencial para evitar um consumo maior de energia.

•    Evite colocar alimentos ainda quentes
Com isso, pode haver choque térmico e prejudicar o funcionamento da geladeira. Se não for possível esperar que o alimento esfrie fora da geladeira, coloque-o na parte inferior do eletrodoméstico.

•    Verifique a vedação da porta
Aquela borrachinha da geladeira precisa estar em perfeito estado para que a energia do eletrodoméstico não "escape" para o ambiente. Faça um teste em casa, colocando uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se, ao fechar a porta, a folha de papel puder ser retirada com facilidade, as borrachas de vedação devem ser trocadas.

•    Evite colocar produtos que podem ficar fora da geladeira
Há produtos que não precisam ficar na geladeira. Eles se conservam bem na temperatura ambiente. Quanto menos coisas dentro da geladeira, menos energia será consumida.

Serviço:

Quem pode participar do sorteio da troca de geladeiras?

•    Pessoas inscritas na tarifa social de baixa renda e que estejam em dia com a conta de energia.
•    Documento de identificação do titular da conta de energia: as duas últimas faturas devidamente pagas e uma geladeira em mau estado. É necessário ainda pertencer à tarifa social de baixa renda;
•    Ter uma geladeira velha para efetuar a troca;
•    Estar com a conta de energia em dia.

Programação - Mês de Maio

Conjunto Dom Helder Câmara (150 Geladeiras)
Endereço Francisco Sá com Dom Hélio Campos - Carlito Pamplona
Cadastros 3,4 e 5 de maio, das 8h às 17h
Sorteio 5 de maio, às 19h
Entrega 9 de maio, das 8h às 12h

 

Igreja Nossa Senhora de Aparecida (150 Geladeiras)
Endereço Avenida Gomes de Matos com Isaías Boris - Montese
Cadastros 6, 7 e 8 de maio, das 8h às 17h
Sorteio 8 de maio, às 19h
Entrega 9 de maio, das 8h às 12h

 

Campo do América (100 geladeiras)
Endereço Rua Tenente Benévolo com José Vilar - Aldeota
Cadastros 10 e 11 de maio, das 8h às 17h
Sorteio 11 de maio, às 19h
Entrega 12 de maio, a partir das 10h (Até a carreata chegar ao final do percurso)

 

Praça 31 de Março (200 geladeiras)
Endereço Av.Santos Dumont com Av. Dioguinho - Praia do Futuro
Cadastros 13, 14 e 15 de maio, das 8h às 17h
Sorteio 15 de maio, às 19h
Entrega 16 de março, a partir das 10h (Até a carreata chegar ao   final do percurso)

 

Conjunto Violeta - Igreja Nossa Senhora de Fátima (150 geladeiras)
Endereço Rua Cap. Valdemar de Paula Lima - Barroso I
Cadastros 17 e 18 de maio, das 8h às 17h
Sorteio 18 de maio, às 19h
Entrega 19 de maio, das 8h às 12h

 

Conjunto Habitacional Paupina (150 geladeiras)
Endereço Rua Sete com Rua Benedito - Messejana
Cadastros 20 e 21 de maio, de 8h às 19h
Sorteio 21 de maio, às 19h
Entrega 22 de maio, das 8h às 12h

 

Pólo de Lazer do Conjunto Jereissati II (150 geladeiras)
Endereço Avenida 23 - Pacatuba
Cadastros 24 e 25 de maio, das 8h às 17h
Sorteio 25 de maio, às 19h
Entrega 26 de maio, das 8h às 12h

 

Conjunto Rosalina (150 geladeiras)
Endereço Rua 101 - Rosalina
Cadastros 27 e 28 e maio, das 8h às 17h
Sorteio 28 de maio, às 19h
Entrega 29 de maio, das 8h às 12h


Gerência de Comunicação Coelce
gercom@coelce.com.br


Mais Notícias
  • ARCE 0800 727 0167       ANEEL 167