CINEMA

Documentário “Charqueadas” resgata a história das rotas e fábricas de carne no Ceará

terça-feira, 3 de maio de 2011


Mostrar a importância das charqueadas para o Nordeste e resgatar a rota histórica das charqueadas, por meio de depoimentos de memorialistas, historiadores, habitantes das ribeiras, vaqueiros e escritores. É com este intuito, que o projeto "Charqueadas, ensaio à história de Carnes do Ceará (século XVIII)", financiado pela Secretaria de Cultura do Estado e patrocinado pela Coelce, será lançado no próximo dia 3 de maio, no Centro Cultural Oboé, em Fortaleza.

Assista o Trailer

O filme percorreu a rota das boiadas da ribeira do Rio Jaguaribe, iniciando na cidade de Icó, sendo finalizado no município de Aracati (aproximadamente 330 km percorridos). Essa jornada teve como finalidade resgatar antigos hábitos da "civilização do couro", como o processo de "salga" das oficinas de carne do Ceará do século XVIII.

A Coelce investiu cerca de R$100 mil no projeto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006), do Governo do Estado, para retratar a importância da atividade na economia, formação e povoamento dos sertões cearenses.

O PROJETO

A "CHARQUEADAS": ensaio à história das rotas e fábricas de carnes do Ceará (século XVIII) é um vídeo documentário, com 50 minutos de duração, realizado pelo pesquisador e documentarista Roberto Bomfim. O documentário traz vários depoimentos de memorialistas, historiadores, habitantes das ribeiras, tangerinos (vaqueiros) e escritores trazendo como  tema de estudo o sentimento de pertença a uma atividade  tão importante na economia, na formação e povoamento dos sertões cearenses.

Serviço

Lançamento do projeto "Charqueadas"
Data: 03/05/2011
Local: Centro Cultural Oboé - Fortaleza - Ceará
Horário: 19h30
Direção e Roteiro: Roberto Bomfim
Fone: (85) 8744-8106

 

Gerência de Comunicação Coelce

gercom@coelce.com.br

(85) 3453.4045/3453.4883 


Mais Notícias
  • ARCE 0800 727 0167       ANEEL 167