DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Mercado cativo da Coelce aumenta 12,6% em 2010 - Consumidor Residencial puxa evolução

segunda-feira, 4 de abril de 2011


O mercado cativo da Coelce apresentou um incremento de 12,6% em 2010 comparado ao ano anterior. Todas as classes de consumo apresentaram evolução, com destaque para os consumidores residenciais convencionais, com uma variação de 16,8% (+201 GWh). As informações são das demonstrações financeiras da Coelce divulgadas nesta quarta-feira, 30 de março.

Conforme o documento, os principais fatores que influenciaram esse aumento foram o próprio crescimento vegetativo do mercado (4,4%), com o acréscimo de 106.263 novos consumidores efetivos à base comercial da Companhia; e o aumento da venda de energia per capita no mercado cativo (8%). Esse último é conseqüência, basicamente, do aquecimento da atividade comercial na área de concessão associado ao aumento das temperaturas médias no período.

Além disso, a Coelce encerrou 2010 com 2.856.239 consumidores efetivos, 4,3% superior ao número de unidades consumidoras registradas em 2009. Diante desse contexto, a energia total requerida pelo sistema da Coelce em 2010 foi de 10.071 GWh, um percentual 13,3% superior ao registrado no ano anterior (8.888 GWh). 

Indicadores de qualidade

A Coelce encerrou 2010 com DEC - duração média em que os consumidores da Companhia tiveram o seu fornecimento de energia interrompido - de 7,54 horas, índice 1,7% melhor que o de 2009, de 7,67 horas.

O FEC - frequência média em que os consumidores da Companhia tiveram o seu fornecimento de energia interrompido - alcançou o patamar de 5,61 vezes, o que representa uma melhoria de 5,1% em relação a 2009, que fechou em 5,91 vezes.

Com os resultados citados, a Coelce, que investiu R$ 61 milhões em qualidade do sistema nos últimos 12 meses, mantém-se como a distribuidora com os melhores indicadores de qualidade da região Nordeste e entre os melhores do Brasil.

Produtividade

Os indicadores MWh/colaborador e MWh/consumidor refletem a produtividade da Coelce em termos de geração de valor pela força de trabalho (colaboradores) e geração de valor por cliente. A empresa encerrou o ano de 2010 com o indicador de MWh/colaborador de 6.850, índice 12,2% melhor que o de 2009, de 6.107. O indicador de MWh/cliente alcançou o patamar de 2,89, o que representa uma melhoria de 7,8% em relação a 2009, que fechou em 2,68.

Lucro líquido

Com base no aumento da venda de energia, no incremento da base de consumidores, nas melhorias dos indicadores de qualidade e nos ganhos de produtividade, entre outros, a Coelce registrou, em 2010, um lucro líquido de R$ 472 milhões, valor 19,5% superior ao registrado em 2009.

Outros destaques de 2010

A Coelce foi eleita, pelo 3º ano consecutivo, uma das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar pela pesquisa Great Place to Work/Revista Época, bem como, pelo 5º ano consecutivo, uma das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar pela Revista Exame.

Pelo 2º ano consecutivo, a Coelce obteve o melhor índice nacional de satisfação dos clientes, que atingiu o percentual de 92,2%, patamar 14,9 p.p. acima do índice médio nacional. Esse índice é medido pela Pesquisa Abradee, que mensura o ISQP (Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida). Também, pelo 2º ano consecutivo, a Companhia recebeu o Premio Cier (Comisión de Integración Eléctrica Regional) de Calidad, por ter obtido o melhor índice de satisfação dos clientes entre mais de 50 distribuidoras de toda a América Latina.

A Coelce foi premiada, pelo 2º ano consecutivo, como a melhor distribuidora do Brasil pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica) e pelo 5ª ano consecutivo como a melhor distribuidora da região Nordeste.

As ações preferenciais classe A da Coelce foram selecionadas para integrar, pelo 5º ano consecutivo, o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa), índice que congrega as empresas listadas com as melhores práticas em sustentabilidade empresarial do país.

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Relações com Investidores

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