CULTURA

Espetáculo de dança contemporânea de Paracuru percorre nove estados do Norte e Nordeste do país

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


balletComeça amanhã (29/02), às 20h, o espetáculo "Luz", da Companhia de Dança de Paracuru, no Teatro David Linhares, em Paracuru, litoral oeste do Estado. O espetáculo vai percorrer nove estados e 11 municípios do Norte e Nordeste do país. Serão 21 apresentações entre março e maio deste ano. O evento conta com o apoio da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (N° 13.811 de 16.08.2006), e do Governo do Estado do Ceará.

Com investimento da companhia de energia da ordem de R$ 184 mil, o espetáculo tem o intuito de divulgar a arte e oferecer palestras sobre a formação do bailarino contemporâneo, ministrada pelo professor Flávio Sampaio, criador e diretor da Escola de Dança de Paracuru e diretor artístico da Companhia de Dança. Todas as apresentações serão gratuitas.

O espetáculo fará uma turnê pelas seguintes cidades: Paracuru e Fortaleza (CE), Mossoró e Natal (RN), Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luis (MA), Belém (PA) e Macapá (AP). A Escola de Dança de Paracuru é um projeto social que reúne cerca de 200 crianças e adolescentes em um curso de formação de bailarinos, arte-educadores e coreógrafos na cidade de Paracuru.

O espetáculo
O espetáculo "Luz" foi composto a partir de pesquisa corporal que revela um corpo tipicamente nordestino, realizado a partir de folguedos regionais como a capoeira, o coco e o frevo, desconstruídos e transformados em movimentos contemporâneos. O espetáculo é composto por dois fragmentos: Mulheres e Dois Pontos. Com concepção e roteiro coreográfico de Ivaldo Mendonça e direção artística de Flávio Sampaio, "Luz" revela anseios da modernidade, como o preconceito, a solidão, as relações interpessoais tempestuosas na adolescência e a paixão intensa e fugaz nos "tempos do fica".

A companhia
A Paracuru Companhia de Dança foi criada em 2000 por um grupo de jovens da cidade e é dirigido pelo bailarino Flávio Sampaio. Ela busca levar à sua comunidade ações artísticas e culturais que possibilitem a divulgação da dança, prepare futuras gerações para sua prática, promova a cidadania e construa um pensamento crítico entre os que a freqüentam. Além disso, diversão e entretenimento como forma de preparar novas platéias para a dança e para as artes.

Ficha Técnica - Espetáculo "Luz"
Direção: Flávio Sampaio
Concepção e Coreografia: Ivaldo Mendonça
Produção executiva: Paulo Victor Gomes Feitosa
Ensaios: Adriano Araújo
Iluminação: Walter Façanha
Figurinos: Ivaldo Mendonça e Flavio Sampaio
Bailarinos: Alexandre Santiago, Jamerson Rananan, Jerferson Freitas, Jocasta de Castro, Lairton Freitas, Miliane Moura, Rochele Conde, Wanderson de Sousa

SERVIÇO:
Evento: Paracuru Companhia de Dança apresenta o espetáculo "Luz" - Entrada franca
Data: Amanhã, dia 29/02, às 20h
Local: Teatro David Linhares (Rua Raimundo Moreira Lima, 12 - Centro de Paracuru / CE)

Gerência de Comunicação - Coelce
Assessoria de Imprensa
gercom@coelce.com.br
(85) 3453.4883 / (85) 3453.4822 / (85)9993.9553


 


Mais Notícias
  • ARCE 0800 727 0167       ANEEL 167