LUZ SOLIDÁRIA

Comunidade do Guajeru aprende a fazer móveis em Marcenaria Comunitária

quarta-feira, 16 de junho de 2010


Dezenas de famílias serão beneficiadas. Com a marcenaria, já são 15 os projetos inaugurados pelo programa da Coelce

Marcenaria_Comunitaria_01

Hoje (16), a partir das 14h30, na Associação dos Moradores do Conjunto São João - Alameda São Mateus, 1.021, Guajeru ¬-, a população daquela região da cidade recebe a Marcenaria Comunitária, mais um projeto beneficiado pelo Programa Luz Solidária, da Coelce. Com recursos da ordem de R$ 18 mil provenientes do programa, a iniciativa vai gerar renda para dezenas de famílias daquela comunidade com rendimentos inferiores a um salário mínimo. Com esse, chega a 15 o número de projetos do Luz Solidária inaugurados oficialmente. Ao todo, 23 boas idéias de comunidades do Ceará estão cadastradas no programa.

A proposta desse projeto é promover o desenvolvimento socioeconômico das famílias residentes na comunidade do Guajerú, por meio da estruturação de um empreendimento solidário voltado à fabricação de móveis, grades, brinquedos, entre outras peças em madeira, tendo como eixo transversal a preservação ambiental. As ações previstas pelo projeto têm como objetivo a redução das dificuldades socioeconômicas da comunidade por meio da geração de renda.

Para isso, serão desenvolvidas alternativas concretas de inclusão social por meio da qualificação profissional, organização comunitária e consciência ambiental, tendo como pilares as práticas do cooperativismo e do associativismo. Inicialmente, 20 jovens com idade igual ou superior a 16 anos serão beneficiados.

 

 

Marcenaria_Comunitaria_03


Atrelando a evolução das técnicas de marcenaria à tendência contemporânea em zelar pela preservação do meio ambiente, a Marcenaria Comunitária buscará, a partir da reutilização da madeira de caixas de transformadores e isoladores atualmente descartada, estruturar uma unidade fabril de móveis, brinquedos e demais artefatos de madeira na comunidade do Guajerú. A iniciativa, além de garantir a reciclagem do resíduo ora descartado, fomentará o processo de geração de renda para as famílias da comunidade que se encontram em processo de risco e de vulnerabilidade social.

As ações em desenvolvimento são: estruturação de uma unidade produtora de artigos em madeira; qualificação de grupo produtivo para fabricação de móveis e utensílios, com a realização de cursos técnicos de marcenaria prática com carga horária de 48h/aula; e garantia da sustentabilidade do negócio, com ações de venda, formação de preços, controle da qualidade, administração e planejamento financeiro e captação de recursos e parcerias.

Além do pagamento dos profissionais envolvidos no projeto, os recursos destinados à iniciativa estão sendo usados para compra de material de escritório, matéria prima - MDF, verniz, tinta, ferramentas etc -, reforma do espaço físico, entre outros custos e investimentos.

 

Marcenaria_Comunitaria_02

 

Luz Solidária

Eficiência energética e solidariedade são as palavras-chave do Luz Solidária, programa da Coelce lançado em dezembro de 2009. A iniciativa estimula o uso de eletrodomésticos eficientes, respeitando o meio ambiente por meio da troca de eletrodomésticos velhos por equipamentos novos e econômicos.

A troca proporciona, ainda, a oportunidade de contribuir com um projeto social. Ao comprar um novo equipamento, o cliente recebe um desconto e escolhe um dos 23 projetos sociais cadastrados no Luz Solidária para, com ele, dividir o desconto recebido. Os projetos cadastrados têm foco na geração de renda e no desenvolvimento do Estado, incentivando o micro empreendedorismo.

Para participar do projeto, basta procurar uma das lojas Macavi em todo o Estado, conhecer o programa, escolher o eletrodoméstico e um dos projetos sociais e solicitar o desconto. Os clientes que adquirirem equipamentos novos e eficientes por meio do Luz Solidária entregarão o equipamento antigo, que será 100% reciclado.

Serviço
Endereço: Associação dos Moradores do Conjunto São João - Alameda São Mateus, 1.021, Guajeru
Data: 16 de junho
Horário: 14h30


Gerência de Comunicação Coelce
gercom@coelce.com.br


Mais Notícias
  • ARCE 0800 727 0167       ANEEL 167