Ecoelce

Ecoelce: 9 anos de benefícios para a população cearense

O projeto faz com que milhares de famílias cearenses paguem a conta de energia através da troca de resíduos.

Nove anos de responsabilidade socioambiental, benefícios para a população e para o meio ambiente. Assim, o Ecoelce, programa da Coelce, empresa do grupo Enel, que propõe a troca de material reciclável por descontos na fatura de energia, consolida-se. Em atuação desde janeiro de 2007, o programa já beneficiou mais de 92 mil famílias, atendendo 440.024 clientes cadastrados, contabilizou 21.517 toneladas de resíduos e concedeu R$ 3.157 milhões em bônus na conta de luz.

Assista o vídeo da Ecoelce!
Clique aqui!

 

ECOELCE 2015


Postos

O  Ecoelce tem atuação em todo o estado do Ceará  e conta atualmente com 120 postos de coleta, entre móveis,  fixos, auto-atendimento e Itinerante, espalhados pela Capital e pelo Interior do Ceará, distribuídos em 36 municípios atendendo cerca de 180 comunidades. Atuamos com 110 parceiros entre recicladores, associações, órgãos públicos e empresas privadas que cedem espaço para funcionamento do Ecoelce.

Destes pontos, 49 são fixos, 33 comunidades são atendidas pela ECOELCE ITINERANTE, 36 são coletas periódicas em comunidades do interior e 2 máquinas de Auto-atendimento.

Os clientes Ecoelce além de exercer ação sócio-ambiental trocando lixo reciclável por bônus na conta de energia,  podem doar seus bônus para instituições beneficentes. Nos pontos de coleta é disponibilizado lista de sugestão de instituições para doação.


Conta Verde Coelce

Já pensou em reduzir a emissão de gases e ainda ter descontos na conta de luz? É o que propõe a Conta Verde Coelce, iniciativa que ajuda o cliente a compensar a emissão de CO2 por meio da troca de resíduos sólidos com descontos na conta de luz. Clientes que participarem do programa receberão informações sobre as emissões de CO2 provenientes do consumo de energia e poderão compensar as emissões trocando resíduos sólidos por desconto na conta de luz. A Coelce, uma empresa do grupo Enel, é a primeira distribuidora de energia do Brasil a oferecer a novidade a seus clientes.


Auto-Ecoelce

Já o Auto-Ecoelce, outra novidade do projeto, é uma máquina de auto-atendimento que recolhe resíduos para o projeto. Ela está recebendo cinco tipos de resíduos: PET, alumínio, aço, papel e vidro.

 

Como funciona

Para aderir à iniciativa e trocar resíduo reciclável por bônus, o cliente deve apresentar a conta de energia na qual deseja receber os descontos, em qualquer ponto de coleta Ecoelce, e solicitar o cadastro. Na ocasião, o cliente receberá o cartão de adesão ao programa e  já está apto a participar levando os recicláveis ao posto de coleta de preferência,  registrando os bônus na sua próxima fatura de energia.

O cartão corresponde à unidade consumidora para a qual o cliente quer creditar o desconto, ou seja, pode ser para benefício próprio, de terceiros e até exercendo ação social doando para instituições beneficentes.

Quando o consumidor leva resíduos recicláveis a um posto de coleta, os resíduos são pesados separadamente por tipo, pois cada resíduo tem valor específico. O resíduo é pesado e o kg ou litro é digitado em uma máquina como as de cartão de crédito que ao término imprime um comprovante da transação realizada. A próxima fatura já virá com o desconto. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Consulta de Bônus e Resíduos
Clique aqui!


Cada resíduo tem seu valor em kilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.



BannerNewEcoelce

Extintores veiculares descartados: Os postos do Ecoelce, recebem os extintores de incêndio veiculares descartados em função das determinações da Resolução 333, de 2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran).

Pilhas: Desde julho de 2013 o Ecoelce recebe em 13 pontos de coleta da capital, pilhas inservíveis que são encaminhadas ao Projeto ABINEE, totalizando até o momento 3,5 toneladas de pilhas destinadas corretamente. Apesar de ser um resíduo que não disponibiliza bônus aos clientes, há grande adesão da população cearense em destinar corretamente esse resíduo perigoso.

Potes de vidro: Firmou-se a parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin para receber em 11 pontos de coleta da capital, vidros de café e maionese com tampa plástica para armazenamento de leite materno. A doação desse tipo de resíduo não gera bônus na conta de energia, mas funciona como mais uma forma de descartar itens recicláveis de forma consciente e ajudar a quem precisa.

 

Destaques

Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Os mais recentes foram a participação no Knowledge Week promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos. Ficou entre os 3 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação em 2013 e  o prêmio ODM Brasil que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).

 

Pontos de Coleta Ecoelce - 2016
Clique aqui!


  • ARCE 0800 727 0167       ANEEL 167